pedagogia
Exibindo todos 10 resultados
-
Para destruir a escolarização
O texto escrito por Jan D. Matthews faz uma crítica radical da escolarização como processo de preparação para a vida em sociedade e, consequentemente, para uma vida em servidão.R$ 20,20 Comprar -
Libertários: educação da solidariedade e educação da revolta
R$ 8,35 ComprarA educação como prática anarquista, nas primeiras décadas do século XX, no Brasil, possui características próprias que a distinguem da educação limitada à escolarização hoje oferecida, de maneira impositiva, pelo Estado.
-
A escola e seu outro
Uma reflexão sobre o “outro” da Educação moderna ocidental.R$ 9,30 Comprar -
Bakunin e a Instrução Integral como parte da revolução
Já a algum tempo tornou-se lugar comum dos discursos de políticos e formadores de opinião em geral a defesa da “Educação integral” como “solução” para os problemas da Educação no Brasil. Todavia, o conceito de “Educação Integral” utilizado atualmente refere-se na maioria das vezes na proposição de ampliação do tempo do estudante na escola.R$ 4,50 Comprar -
Teoria queer
Uma nova dinâmica dos movimentos (e das teorias) sexuais e de gênero está em ação. É dentro desse quadro que a teoria queer precisa ser compreendida. Admitindo que uma política de identidade pode se tornar cúmplice do sistema contra o qual ela pretende se insurgir, teóricos/as queer sugerem uma teoria e uma política pós-identitáriasR$ 9,30 Comprar -
Escritos Afugentáveis 1 – O educador mercenário
Educação Libertária é possível? O que é “Educação” para que seja possível adjetivá-la? Uma educação pode ser denominada educação se não for libertária? Uma educação libertária requer professores libertários? Quem seriam? Prescinde de professor? Por que a Educação Libertária é aceita nos espaços institucionais se ela se pretende anti-sistema?R$ 43,30 Comprar -
Apresentação da antipedagogia
Oferecemos, em continuação, o primeiro capítulo de “A ciganidade apagada”, ensaio escrito desde o amor ao cigano de ontem, a solidariedade com os ciganos sublevados de hoje e a ânsia de um mundo que, ante o estranho, ante o distinto, ante quantos não se nos parecem, em lugar de desenhar dispositivos de “integração”, se contentara com a mais laxa das “convivências”.R$ 5,50 Comprar -
A criança
A criança não é nem um anjo, nem um demônio — Ela é a consequência física, intelectual e moral das gerações anteriores — Ela é resultado da hereditariedade, da educação e do ambiente — Importância capital do problema da educação — Cultura física — Cultura intelectual: a escola atual: seu programa, seus métodos, suas condições — Cultura moral: severidade ou brandura? Proibição ou liberdade? — O exemplo. A reciprocidade. — A criança é o futuro!!!R$ 11,90 Comprar -
A educação vitimada
A melhor maneira de aprofundar a crítica do sistema oficial de ensino mexicano consiste em apresentar a formação autóctone que, desde a implantação das escolas no alvorecer do século XX, se pretende menosprezar, caracterizando-a como a sua competidora tradicional: a educação comunitária indígena.R$ 3,60 Comprar -
O Leviatã moderno e a potência do Ethos libertário
A Escola que nos discursos políticos aparece como “pública”, quando é ocupada pelo público (São Paulo) é logo criminalizada e o Leviatã moderno declara: ” A escola é do Estado”. Mais explícito que isso impossível.R$ 3,50 Comprar